quarta-feira, 21 de maio de 2008

FORRÓ: "FOR ALL"?

Duas principais teorias tentam explicar a origem da palavra forró. A mais conhecida é a de que teria surgido da expressão “For All”, que em inglês significa “Para Todos”. Os ingleses que vieram para Pernambuco no século XVIII para construir a estrada de ferro pela empresa “Great Western” costumavam realizar bailes e na porta colocavam placas com a expressão “For All”, indicado que a festa era aberta para todos que quisessem participar. A expressão teria se aportuguesado e chegado ao nome forró.

Uma outra versão defendida por alguns historiadores como Câmara Cascudo é a de que o nome forró é uma diminuição da expressão africana “forrobodó”, que dava nome a festas com muita música, dança e aguardente. Assim passaram a ser chamados os bailes freqüentados pelo povo mais humilde da época. O forrobodó, também conhecido por arrasta pé, bate-chinela ou fobó, sempre foi movido por vários gêneros de música nordestina como o baião, o coco, a quadrilha, o xaxado e o xote e animado pela sanfona de oito baixos e a zabumba.

Essa última versão é considerada a mais autêntica pelos historiadores, até porque desde o século XVII já se falava em forrobodó, bem antes mesmo da construção das estradas de ferro pelos ingleses no interior de Pernambuco.

O primeiro registro que se tem da palavra forró é um texto publicado no ano de 1733, no jornal O Mefistófolis. O texto dizia: "Parabéns ao Dr. Artur pelo grande forró realizado em sua casa..."

Nenhum comentário: